Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a vibração, a criatividade e a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas. Queridíssima do público, a Charanga é garantia de diversão para a família durante todos os dias de Carnaval (de sábado a terça-feira), no Parque José Affonso Junqueira, a partir das 16h.

Já na sexta-feira, dia 21, às 18h, a Charanga dos Artistas anima a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo, que abre oficialmente o Carnaval 2020, na escadaria da Prefeitura, seguida por cortejo pelas ruas centrais da cidade.

Bonecos e artistas fantasiados fazem a alegria dos foliões no Parque José Affonso Junqueira.

Criada em 2001, como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação. “Estamos chegando à vigésima edição com a mesma determinação de fazer um ótimo Carnaval”, destaca o ator e coordenador artístico, Clisthenis Betti.

Para Anésio Avelar, idealizador da Charanga, além do resgate das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo. “É a Cultura sendo homenageada nos bonecos personalizados que representam pessoas e momentos da nossa arte e história. Tudo isso ao som de uma boa música ao vivo, brincadeiras e muita alegria. É o carnaval da família. Charanga dos Artistas, a história continua”, ressalta.

De maneira divertida e irreverente, o movimento artístico consegue trazer para o Carnaval referências históricas e culturais de Poços de Caldas, do Brasil e de todo o mundo. A Charanga dos Artistas se utiliza do espaço privilegiado do Carnaval para reverenciar com criatividade grandes personalidades que fazem parte da história, ao mesmo tempo em que movimenta a cadeia produtiva da cultura, inserindo os artistas locais em posição de destaque na programação carnavalesca da cidade.

“A Charanga dos Artistas é sinônimo de alegria no Carnaval poços-caldense. Esperamos um excelente público para as tardes de Carnaval no Parque José Affonso Junqueira, para curtir as tradicionais marchinhas da Banda do Miguelzinho, a animação contagiante dos artistas e a presença especialíssima dos bonecos adorados pelas crianças”, afirma o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.

Eleição da Baranga da Charanga é o ponto alto da interação com o público, marca registrada da Charanga dos Artistas.

Homenagens
Para 2020, a Charanga dos Artistas está preparando para os bonecos uma série de homenagens com ênfase na literatura brasileira e mundial. Já os artistas virão fantasiados de personagens diversos, passando por Elvis Presley, Marilyn Monroe e Madonna até o descobridor Pedro Álvares Cabral. Entre os temas das fantasias estão Bacurau, Circo Barnum, O Poderoso Chefão, O Auto da Compadecida, Amazônia, Xuxa, Fonte dos Amores, literatura infantil, Morte e Vida Severina, A noite das magias, mitos e lendas, circo brasileiro e Corpo de Bombeiros.

Bonecos
– Homem Bicentenário: homenagem ao centenário do autor Isaac Asimov;
– Carmen Costa: homenagem ao centenário da cantora Carmelita Madriaga, conhecida pelo nome artístico de Carmen Costa;
– Poderoso Chefão: homenagem ao centenário do autor Mario Puzo;
– Anisio Silva: homenagem ao centenário do cantor Anisio Silva;
– Severino: homenagem ao centenário do autor de Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto;
– Macabéa, a Hora da Estrela: homenagem ao centenário da escritora Clarice Lispector;
– Pássaro Azul: homenagem ao centenário do escritor alemão Charles Bukowski;
– Danette: homenagem à Baranga da Charanga 2019, a personagem Danette, criada no final dos anos 90 para as comemorações juninas na cidade pelo ator Luiz Munhoz, diretor do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here