Mais 6.760 doses chegam ao setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde para o prosseguimento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Desde o dia 23 de março e nestas quase quatro semanas, já foram aplicadas 23.544 doses, sendo 19.873 em pessoas com mais de 60 anos, correspondendo a 96,14% da população de idosos. Outras 3.671 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, o correspondente a 103% da população prevista. “Este ano o Ministério da Saúde ampliou a categoria de profissional de saúde o que explica a superação da meta, tendo em vista que a estimativa é baseada na vacinação realizada na campanha anterior, em 2019. Este número ainda deve aumentar, já que tanto profissionais de saúde, quanto idosos que não se vacinaram, podem ser atendidos até o final da campanha”, informou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização. O trabalho de imunização também já foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. O Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase. A vacinação para acamados é realizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o trabalho também segue em andamento.

Segunda Fase

A partir desta quinta-feira, 16 de abril, as doses da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza passam a estar disponíveis também, para: caminhoneiros, público incluído recentemente pelo Ministério da Saúde, assim como motoristas de transporte coletivo, cobradores e portuários. Também fazem parte profissionais das forças de segurança e salvamento; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. O Ministério da Saúde estima que nesta segunda etapa, o público total a ser imunizado em Poços será de pelo menos 10.779 pessoas. “Nesta fase, os caminhoneiros e motoristas de coletivo devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e das doenças crônicas, o atestado médico é solicitado”, explicou Gisele.

Locais de Vacinação

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club. Nesta fase não haverá o drive thru, em função do público menor a ser vacinado.

Terceira Etapa

A partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus. A Campanha vai até o dia 22 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here