20 bares, três hotéis, um supermercado, quatro lojas de conveniência, quatro bares/restaurante, cinco bares/lanchonete, uma boate, uma padaria, uma cervejaria, um restaurante, uma lanchonete, uma pizzaria e um camping: todos estes são estabelecimentos que foram notificados pela fiscalização da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, com o intuito de garantir o cumprimento das regras que visam a prevenção da Covid-19. Ao todo, são 44 notificações aplicadas. “Foram lavrados nesse final de semana, dois autos de infração, a estabelecimentos já previamente notificados, sendo um bar/restaurante e um bar, em fiscalização motivada por diversas denúncias feitas pela população nos nossos canais, especialmente o 153 da Guarda Municipal”, explicou Rosilene Faria, coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária. A multa prevista para estas situações é de 1.350 UFM´S – Unidades Fiscais do Município, o equivalente a R$ 5.737,00 (cinco mil setecentos e trinta e sete reais).

Falta de uso de máscara, aglomeração e descumprimento do horário de funcionamento estabelecido para cada setor, por meio de decretos municipais estão entre os principais motivos das notificações. Após a notificação, o estabelecimento em desacordo pode receber o auto de infração, a interdição, chegando até a possibilidade de cassação do alvará sanitário a qualquer momento, dentro da avaliação de risco eminente à saúde pública. O secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, alerta que o bom senso das pessoas é fundamental também neste momento. “Temos equipes de fiscalização trabalhando ativamente, atendendo às denúncias da população e rodando a cidade inteira, dentro deste objetivo de orientar e de garantir o cumprimento das medidas que visam tão somente a saúde e a segurança da população. Os números mostram que estamos no caminho certo e precisamos permanecer com estes cuidados, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, a higienização das mãos, o uso indispensável de máscaras, sempre observando o cumprimento das determinações previstas”.

Decretos municipais estabelecem diversas mudanças no funcionamento destes estabelecimentos durante a pandemia. Bares podem funcionar até às 20 horas; restaurantes e pizzarias até às 22 horas. Lojas de conveniência ficam abertas de segunda a sábado, até às 22 horas, e aos domingos, até às 20 horas. Hotéis podem funcionar para check-in de profissionais a trabalho. A hospedagem de turistas no município permanece proibida. “A fiscalização está atenta. Compreendemos que manter o distanciamento social é difícil. Nós, brasileiros, somos calorosos e afetuosos, mas o momento pede cuidados especiais, estamos vivendo uma pandemia e precisamos cuidar uns dos outros. Nosso trabalho preza por isso. A precaução é a forma mais eficaz de combate”, lembrou a coordenadora da VISA.

Paralelo ao trabalho de fiscalização da VISA com o apoio da Polícia Militar, também é realizado o trabalho de orientação dos agentes, de segunda a segunda. Denúncias de descumprimento das regras vigentes podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here