Os artistas Rô Lovato e Anderson Almeida, da Oficina da Terra Art Studio, deram início às atividades culturais do projeto Bengala Cultural, com o Grupo de Convivência do Idoso mantido pelo SOS – Serviço de Obras Sociais. O projeto cultural é patrocinado pela Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e acontece às quintas-feiras, na sede da entidade, para mais de 60 idosos.

A Ação Bengala, de acordo com Rô Lovato, visa ao resgate do idoso como um ser cultural detentor de experiências criativas autênticas e memoráveis. “A ideia é que o idoso recorde o que lhe dá alegria e prazer de viver e descubra que ainda é protagonista de sua história”, afirma. Para tanto, o projeto realiza encontro culturais de música, literatura, cinema e artes plásticas.

Anderson Almeida conta que os idosos são convidados a interagir e exercitar a mente e a memória. No primeiro encontro, que aconteceu na semana passada, foi exibido o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, um convite a muita diversão e boas risadas. Esta semana foi a vez da poesia e o projeto promoveu um sarau literário, mesclando poemas de grandes autores da literatura brasileira com textos dos participantes.

Nas próximas semanas, o projeto realizará a Oficina Arte Bengala, cuja proposta é o exercício livre da criatividade e da espontaneidade, seguido de exposição da produção artística. Outra atividade será o Encontro Bengala Musical, um verdadeiro resgate da memória musical, em formato “um banquinho e um violão”, onde os participantes sugerem as músicas a serem cantadas por todos.

O projeto cultural foi criado em 2010 e realizado em alguns asilos e eventos para a terceira idade. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas no Blog Bengala Cultural – www.bengalacultural.blogspot.com – um portal criado com o intuito de fomentar, difundir e debater atividades culturais desenvolvidas para idosos e divulgar seus resultados.

(Texto :Bibi Rodriguez /Mixiricar-Te Cultural Fotos: Caetano Benetti)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here