O CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, no Jardim Esperança, na zona sul da cidade, encontrou no Whatsapp, o mais popular aplicativo de troca de mensagens em uso, o caminho para viabilizar o Ensino Remoto na unidade. Desde o dia 11 de maio, está em vigor, no Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, em razão da suspensão das aulas presenciais em decorrência das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

As aulas acontecem por meio de Grupos no Whatsapp, elaborados de acordo com as turmas. Os professores ficam online, seguindo os horários das aulas presenciais. No Ensino Fundamental II, no período da manhã, a cada 50 minutos um professor assume a turma ao vivo, apresentando as atividades e dando assistência aos alunos. Já no Fundamental I, as aulas acontecem das 13h às 17h. Nessa faixa de ensino, as turmas contam com uma professora regente, que coordena as atividades e dá apoio na realização, enquanto os alunos vão enviando ao grupo fotos das atividades desenvolvidas.

“Iniciamos um trabalho muito diferente com nossos alunos. A escola deu seu primeiro passo neste universo chamado Ensino Remoto! Nossa equipe pedagógica e de professores superaram seus limites, se reinventaram e demonstraram profissionalismo e excelência”, destaca a diretora do CAIC, Juliana Perez Riemenschneider.

O professor de Geometria André Luis de Souza optou pelo formato vídeo

Qualidade
A diretora diz que o objetivo é continuar oferecendo sempre educação de qualidade aos alunos, mesmo que em casa e que, neste sentido, o envolvimento da equipe superou todas as expectativas.

A professora Hérica Gibran, do 2º Ano D, por exemplo, desenvolveu um vídeo com todas as informações iniciais para que os pequenos possam vencer as dificuldades do ensino remoto. De forma afetiva, ela firmou “combinados” com os estudantes, que devem ser observados durante todas as aulas.

Já a professora de Ciências, Clair Aparecida Poiatti, caprichou na aula sobre o Sistema Respiratório para o 8ª ano, com ilustrações e atividades de reforço para facilitar a apreensão do conteúdo.

O professor de Geometria André Luis de Souza optou pelo formato vídeo para relembrar o conteúdo sobre “Elementos fundamentais da Geometria”. Na mesma tela, os alunos puderam ter acesso aos conteúdos abordados e à imagem do professor na explicação de cada ponto.

Por vídeo, até mesmo as atividades das aulas de Educação Física podem ser feitas em casa, proporcionando também momentos de diversão em família. “O Pedro adorou a atividade! Nós todos aqui de casa fizemos!”, contou Noelle Ribeiro, na página da escola no Facebook.
A partir desta segunda-feira, 18 de maio, os estudantes do CAIC poderão contar também com as teleaulas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), por meio do programa de TV “Se liga na Educação”, exibido pela Rede Minas e disponibilizado também pela internet, como atividade complementar, além das estratégias já implementadas pela unidade.

Participação
Segundo a diretora, 99% dos alunos matriculados na unidade declararam ter acesso à internet em casa, na pesquisa aplicada pela Secretaria Municipal de Educação. “Foi uma surpresa para nós porque 99% dos alunos têm internet em casa e a participação na primeira semana foi muito grande! Nossos alunos estavam ansiosos para esse início e foram brilhantes. Participaram e foram extremamente carinhosos com seus professores. As famílias estão sendo muito generosas e nos dando todo apoio”, conta.

Nas redes sociais da escola é possível acompanhar um pouquinho do que está sendo realizado e também as manifestações de apoio da comunidade escolar. “Que bom que vocês conseguiram organizar tudo e iniciaram obtendo bons resultados. Como pais, ficamos felizes que na nossa cidade existam professores empenhados, pais atenciosos e alunos compromissados. Neste momento de crise é uma vitória. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou a mãe Daniela Gonçalves. “As crianças aqui em casa adoraram! Parabéns pelo trabalho de todos vocês!”, publicou a mamãe Fabiana Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here