O Viveiro Municipal da Prefeitura, criado em novembro de 2017, produz atualmente quase 100% das espécies utilizadas na revitalização de praças, parques, jardins, pontos turísticos e canteiros em todos os bairros de Poços de Caldas. Com 70 matrizes/espécies e considerando a expansão da produção, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) tem a expectativa de tornar autossuficiente o local na replicação de mudas fáceis até 2020.

Dados da Divisão de Parques e Jardins (DPJ) da Secretaria, mostram que no ano passado foram produzidas cerca de 340 mil mudas e, destas, quase 170 mil foram utilizadas dentro do projeto ‘Poços Mais Linda’, um programa da prefeitura que já reformou 12 praças em todas as regiões, implantando calçamento e paisagismos novos, instalando bancos, lixeiras e academias ao ar livre.

O secretário, Thiago Biagioni, destaca que a criação do Viveiro Municipal trouxe também redução de custos para os cofres públicos. Segundo ele, em 2018, se forem considerados os preços médios de mercado das quase 170 mil mudas utilizadas na revitalização de áreas na cidade, a economia chegou a cerca de R$ 374 mil. O relatório da SMSP mostra mais ainda, que no período foram economizados no total, com a produção de mudas, R$ 747.593.

O coordenador da DPJ, Miguel Salles, informa que locais importantes como o Relógio Floral e o Calendário Floral, ambos na área central, tiveram substituídas recentemente a espécies (impatiens) por novos exemplares produzidos no próprio viveiro. “Também na praça Pedro Sanches, as rosas são todas do viveiro”, comentou.

O Viveiro Municipal, possui duas estufas (uma doada pelo DME Distribuição). No local trabalham dez servidores públicos que cuidam das espécies, algumas delas como as rosas, os lírios e agapantos, muito comuns na paisagem da cidade.

O viveiro está localizado na zona oeste, em frente ao Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves. Visitas devem ser combinadas antecipadamente com a administração do local. O telefone é 3697-2188.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here